PPBIO - Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semiárido

PROGRAMA DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO

NOTÍCIAS

Fiec se mobiliza para tornar a caatinga patrimônio nacional

Fiec se mobiliza para tornar a caatinga patrimônio nacional

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou na última segunda-feira (15), reunião/almoço com o coordenador da bancada federal dos deputados cearenses, deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE) e assessores, para solicitar seu apoio em relação à Audiência Pública e à Sessão Solene que serão realizadas na Câmara dos Deputados visando colocar para votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 504/2010), que tramita na Câmara dos Deputados. A PEC coloca a Caatinga e o Cerrado no mesmo nível de importância dos demais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, considerados patrimônio nacional).

A intenção também é pedir que Balhmann mobilize outros deputados do Norte e Nordeste em torno do assunto. As duas reuniões serão dia 25 e 26 deste mês, respectivamente.

A Caatinga e o Cerrado não são considerados Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos. O Senado já aprovou o texto da PEC 504/2010, que coloca os dois biomas no mesmo nível de importância dos demais do país. Falta agora a Câmara dos Deputados votar a PEC e aprová-la.

Os dois biomas juntos englobam 14 estados, 1.927 municípios (34% dos municípios brasileiros) e o Distrito Federal e abrigam 30% da população do país.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e foi reconhecido como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, ao lado da Amazônia e do Pantanal; é o terceiro bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e do Cerrado: 45% de sua área foram desmatados; possui alto grau de endemismos (cerca de 1/3 de suas plantas e 15% de seus animais são espécies exclusivas).

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. É considerado um dos hotspots da biodiversidade (área prioritária para a conservação do planeta) e um dos biomas mais ameaçados do globo; possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo: aquíferos Guarani, Bambuí e Urucaia, que abastecem as principais bacias hidrográficas do país. É a caixa d’água do Brasil.

Fonte: http://www.semiarido.org.br/

« 1 2 3 »
PPBIO
UEFS

PROGRAMA DE PESQUISA DE BIODIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE
FEIRA DE SANTANA - BA

Av. Transnordestina, S/N - Novo Horizonte
Feira de Santana - BA

coordenacaoppbio@gmail.com

(75) 3161-8033